Anos Finais do Ensino Fundamental: Recomendações de Políticas Educacionais Para Governos Estaduais e Federal
Confira as recomendações de políticas públicas para os anos finais do Ensino Fundamental.
Os anos finais do Ensino Fundamental são a etapa de ensino do 6º ao 9º ano, esperada para alunos de 11 a 14 anos e obrigatória para todos. De acordo com o Censo Escolar de 2021, havia quase 12 milhões de matrículas no país, evidenciando que o acesso a essa etapa de ensino foi praticamente universalizado, no entanto, nesse período da Educação Básica, há mudanças significativas para os alunos.
É quando mais estudantes começam a ter resultados abaixo do esperado, conforme evidenciado pelos níveis de aprendizado e pelas taxas de reprovação, abandono e evasão crescentes ao longo dos anos escolares.
Pensando em todas as complexidades, o Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Natura, a Fundação Lemann, o Instituto Sonho Grande e o Itaú Social, lançou o documento “Anos Finais do Ensino Fundamental: recomendações de políticas educacionais para governos estaduais e federal”, com o objetivo de apresentar sugestões para a formulação e a implementação de políticas públicas focadas nessa etapa para subsidiar os governos federal e estaduais eleitos.
Documento completo: Acesse aqui.
Fonte: institutonatura.org