Plataforma Impacto em Mobilidade Social
Espaço virtual reúne aprendizados de iniciativas promissoras na solução de problemas sociais.
O esforço conjunto de pesquisadores, elaboradores e implementadores de políticas públicas e programas sociais gerou, nas últimas décadas, um enorme conjunto de informações sobre iniciativas de impacto social ao redor do mundo. Contudo, tornar esse conhecimento disponível em uma ferramenta prática e ágil de reflexões para formuladores é um desafio.
Pensando nisso, o Imds construiu a Plataforma Impacto em Mobilidade Social, pensada para ser um ponto de partida sobre as iniciativas existentes e consolidar cada vez mais uma cultura de uso de evidências científicas nos governos brasileiros.
A Plataforma é um espaço virtual de aprendizado sobre políticas públicas e programas já avaliados e com resultados indicativos de seus efeitos sobre desenvolvimento e mobilidade social.
O objetivo é oferecer informações que auxiliem a estruturar o ciclo de uma política pública com base em evidências. Assim, seu público-alvo são os envolvidos na formulação e implementação de políticas e programas sociais, membros da sociedade civil e interessados em resultados de seu monitoramento e avaliação.
A Plataforma reúne de forma organizada e acessível informação sobre os objetivos centrais, o local e o período de implementação, o desenho, o impacto e os mecanismos operantes de políticas públicas e programas sociais abordados na literatura acadêmica sobre o tema.
A seção de desenho, em particular, busca apresentar ao leitor os componentes concretos associados às políticas e programas e traz, frequentemente, exemplos ligados diretamente à implementação.
Adicionalmente, são indicadas as referências de onde as informações foram extraídas e, quando disponível, materiais extras, como vídeos e documentos que fornecem mais detalhes para o leitor que desejar ir a fundo no estudo sobre as iniciativas.
Uma das principais funcionalidades da Plataforma é o seu sistema de busca, baseado em tags que contemplam dimensões fundamentais de interesse para os usuários.
Assim, os usuários podem se concentrar em políticas e programas em uma determinada área geográfica (país ou região do mundo) ou tema (como Juventude, Primeira Infância ou Assistência Social).
Além disso, há a possibilidade de se concentrar em políticas e programas de um determinado tipo, como ensino técnico e profissionalizante, extensão da jornada escolar, escolas charter ou ações afirmativas.
Esses recursos foram pensados para filtrar as pesquisas e direcionar os usuários aos programas que mais se apliquem a suas necessidades.
Vale ressaltar que a informação organizada na plataforma não é um repositório de fórmulas ou receitas, mas um ambiente para desfrutar de insumos que fomentem a reflexão de como aplicar políticas que já se mostraram eficazes em contribuir para o enfrentamento de problemas sociais.
Fonte: imdsbrasil.org