Com base em dados do Diretório de Think Tanks Abertos e uma pesquisa de think tanks realizada pela On Think Tanks, o relatório de 2023 oferece insights para perguntas como:
No último ano, os think tanks enfrentaram uma série de desafios em seus ambientes operacionais. Globalmente, 44% deles relataram que está se tornando mais difícil operar, enquanto apenas 15% indicaram que estão achando mais fácil. Os 41% restantes relataram nenhuma mudança significativa.
Uma divisão regional fornece uma perspectiva mais detalhada. Em geral, os resultados regionais seguem a tendência global, mas existem algumas exceções. Um percentual maior de think tanks na América Latina e no Caribe (60%) e na África (53%) relatou um aumento nos desafios para administrar suas operações no último ano. No entanto, a região asiática mostrou um padrão diferente, com o menor percentual (26%) de respondentes relatando dificuldades operacionais crescentes. A maioria dos think tanks asiáticos afirmou que as condições permaneceram inalteradas. É importante esclarecer que 'nenhuma mudança' não implica necessariamente em condições favoráveis; simplesmente significa que as condições não melhoraram nem pioraram. Na realidade, nossa análise das respostas ao longo da pesquisa sugere que 'nenhuma mudança' muitas vezes reflete uma situação continuamente precária.
O "Relatório sobre o Estado do Setor de Think Tanks" é um relatório anual que oferece uma visão geral do setor de think tanks em todo o mundo. O relatório de 2023 é a quarta publicação da série. O relatório se baseia na pesquisa anual da Open Think Tank sobre think tanks globais e em dados do Diretório de Think Tanks Abertos. Ele fornece uma visão descritiva de como os think tanks veem seus contextos atuais (políticos, de financiamento, de mídia, legais, operações gerais) e como preveem o futuro; os principais desafios que estão enfrentando; as competências nas quais precisam trabalhar; e as questões de políticas públicas às quais estão prestando atenção.
O relatório não tem como objetivo fornecer uma análise explicativa profunda de seus resultados; em vez disso, ele apresenta uma visão rica e útil do setor de think tanks em todo o mundo. Convidamos os leitores a explorar as informações e compartilhar suas próprias perspectivas, análises e explicações, seja em seus canais de mídia social, escrevendo artigos ou participando desse esforço conjunto de desenvolver políticas públicas baseadas em evidências.
Autores:
Andrea Baertl
Stephanie Nicolle
Dustin Gilbreath
Fonte: On Think Tank