Think Tanks e Sua Importância Numa Democracia
Democracias entram em crises de tempos com polarização dos discursos, fake news, Legislativo sem agendas não eleitoreiras e assim por diante.
Thinks Tanks são essenciais nesses momentos, e o Brasil tem poucos, 100 no máximo, enquanto os Estados Unidos possuem mais de 3.000.
As funções de um Think Tank são várias:
- Reunião sistemática de uma equipe de especialistas multidisciplinar, que estuda com afinco um segmento da sociedade, instituições e problemas de um país. A ideia de que se arregimentando um Conselho de Crise ad hoc, que irá resolver o problema rapidamente, não funciona. Essas equipes requerem um aprendizado para trabalhar entre si.
- Criar políticas públicas com base em evidências, que são vitais para eliminar fake news, fake data, e políticas baseadas somente em teoria e não em fatos.
- A maioria dos Think Tanks coleta sistematicamente dados das áreas que estudam, acompanhamento de indicadores da sociedade, medindo agravamento ou não, avaliando políticas públicas do passado.
- Think Tanks ligados a partidos, permitem manter empregados o corpo técnico do Partido, o segundo escalão de cargos de confiança, em vez de começar do zero a cada novo mandato.
- Think Tanks podem criar políticas públicas que incluem ideias de diversos partidos, realizando o trabalho de mediação, facilitando o processo de discussão no Legislativo.
- Com a mediação de um bom Think Tank, as discussões legislativas podem começar de um nível mais sólido e embasado, com vários pontos de vista já acomodados.
- Think and Do Tanks, são Think Tanks que vão além de pensar soluções práticas, mas as implantam e as estudam na vida real.
Características de um Think Tank
Para ser considerado um Think Tank normalmente é necessário:
- Definição clara do assunto ou assuntos que o Think Tank prioriza e seus valores. Um bom Think Tank seria aquele que é conhecido como o especialista no assunto. “Quem é o Think Tank que mais entende de desfavelização?”, por exemplo.
- Um Think Tank deve ter pelo menos três pesquisadores residentes em tempo integral e vários pesquisadores convidados, quando necessário.
- Um Think Tank deverá ser preferencialmente apartidário ou ter no seu Conselho Consultivo notáveis de várias matizes políticas. Mesmo os Think Tanks de partidos políticos se beneficiariam de ter um Conselho pluripartidário.
- Um Think Tank deverá coletar uma estatística ou estatísticas sistematicamente, dos assuntos em que se especializa.
- Um Think Tank deveria publicar pelo menos uma vez por ano a situação atual de sua especialidade.
- Um Think Tank deveria pesquisar e publicar pelo menos um relatório de estudo por ano.
- Um Think Tank deveria fazer esforços para ser conhecido.
Democracias entram em crises de tempos com polarização dos discursos, fake news, Legislativo sem agendas não eleitoreiras e assim por diante.
Thinks Tanks são essenciais nesses momentos, e o Brasil tem poucos, 100 no máximo, enquanto os Estados Unidos possuem mais de 3.000.