Think Tanks Que Não São Think Tanks
Think Tanks Que Não São Think Tanks
Nosso projeto thinkers-brasil.org já catalogou os principais Think Tanks e centros de pesquisa do Brasil, com nome da diretoria, orçamento, especialidades, é só vocês se familiarizarem.
E se cadastrarem para que possamos enviar as pesquisas de todos eles saindo do forno, atualizando vocês com informações do futuro e não as de ontem.
Estamos em todas as plataformas Facebook, LinkedIn e Instagram, e enviamos por e-mail.
A nossa conclusão é que muito poucos Think Tanks fazem pesquisas próprias, sobre os assuntos que discutem.
Isso não é um erro, eles podem usar dados do IBGE ou do IPEA, mas algo nos diz que uma pesquisa proprietária dará mais visibilidade aos Think Tanks e suas ideias.
Pelo menos mostra que o Think Tank está acompanhando sua área de especialização, apesar de existirem Think Tanks que não são Think Tanks, mas fazem pesquisas próprias e as publicam de graça, sobre questões relevantes ao país.
O Estado de São Paulo e a Austin Rating, empresa brasileira de avaliações, vão lançar o Cidade Mais, avaliando as políticas públicas de nossas cidades e selecionando as melhores.
A McKinsey é uma empresa de consultoria no Brasil, que de tempos em tempos lança uma pesquisa sobre administração brasileira, apesar de não ser um Think Tank. Bom seria convencê-los a criar um Think Tank interno, a gastar mais tempo analisando os dados que geram.
Idem com o Instituto Locomotiva, do Renato Meirelles, especialista em pesquisas sobre a classe C e D.
Você que é uma empresa grande, procurando projetos ESG, a sugestão é criar um Think Tank próprio, interno, pesquisar dados próprios, e mostrar soluções interessantes para sua cidade, estado ou temas nacionais.
Thinkers Brasil terá o prazer de ser o primeiro a catalogá-lo.