PESQUISA


THINK TANKS DO BRASIL: PERCEPÇÃO, NECESSIDADES E DESAFIOS

O presente estudo foi realizado com o propósito de entender o mundo dos ThinkTanks no Brasil, como eles se percebem, quais suas necessidades e desafios diante deste mundo tão complexo na qual vivemos. Para tanto foi utilizada a metodologia Delphi realizada junto a 13 personalidades que trabalham na área.

Segundo a definição construída pelos entrevistados, podemos dizer que os ThinkTanks são percebidos como centros de inteligência com foco específico em determinados temas relevantes para a sociedade.

Possuem função estratégica na medida que identificam problemas e propõem soluções embasadas em evidências. Podem ser de diferentes tamanhos e com estruturas das mais variadas; o tempo de existência também não é variável importante; também atuam nas mais diversas áreas de interesse.


Um dos principais resultados mostra que a definição de Think Tank não é clara, fazendo com que algumas instituições nem mesmo cheguem a assim se considerar.

De universidades, passando por fundações e institutos, chegando a efetivos e assumidos Think Tanks, nota-se que dois grandes grupos podem ser considerados: os “departamentos/grupos” dentro de outras instituições e os que efetivamente são organismos independentes, com sua própria identidade construída a partir do conceito de Think Tank.


 

Objetivos do Estudo

  • Verificar qual a percepção e definição tida dos “Think Tanks”;
  • Levantar quais as ações realizadas, recursos humanos e financeiros tidos;
  • Compreender os grandes desafios vividos e como poderiam ser suplantados;
  • Entender se e como a pandemia influiu na vida dos Think Tanks;
  • Obter como poderiam ser alavancados para que se fortaleçam e proliferem.
 

ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

Tópicos

    1. Definindo Think Tanks
    2. Percepção dos Think Tanks pesquisados
    3. Recursos humanos dos Think Tanks
    4. Recursos financeiros dos Think Tanks
    5. Políticas Públicas e Think Tanks
    6. Efeitos da pandemia
    7. Necessidades e Desafios
    8. Alavancando Think Tanks
    9. Construindo Trilhas
 
 

Seguindo uma definição geral


Think Tanks são organizações que fazem a ponte entre conhecimentos específicos e políticas públicas.
Criam e disseminam conhecimento sobre os mais variados temas como política, economia, saúde, segurança, ciência, dentre outros.
Estão relacionados a assuntos de interesse público ou privado. Procuram encontrar alternativas para problemas que afetam uma parcela significativa da sociedade ou alguma minoria em específico.
São grupos de pesquisadores que estudam um ou mais setores específicos, identificando problemas e propondo soluções, embasados em evidências.