PESQUISA
THINK TANKS DO BRASIL: PERCEPÇÃO, NECESSIDADES E DESAFIOS
O presente estudo foi realizado com o propósito de entender o mundo dos ThinkTanks no Brasil, como eles se percebem, quais suas necessidades e desafios diante deste mundo tão complexo na qual vivemos. Para tanto foi utilizada a metodologia Delphi realizada junto a 13 personalidades que trabalham na área.
Segundo a definição construída pelos entrevistados, podemos dizer que os ThinkTanks são percebidos como centros de inteligência com foco específico em determinados temas relevantes para a sociedade.
Possuem função estratégica na medida que identificam problemas e propõem soluções embasadas em evidências. Podem ser de diferentes tamanhos e com estruturas das mais variadas; o tempo de existência também não é variável importante; também atuam nas mais diversas áreas de interesse.
Um dos principais resultados mostra que a definição de Think Tank não é clara, fazendo com que algumas instituições nem mesmo cheguem a assim se considerar.
De universidades, passando por fundações e institutos, chegando a efetivos e assumidos Think Tanks, nota-se que dois grandes grupos podem ser considerados: os “departamentos/grupos” dentro de outras instituições e os que efetivamente são organismos independentes, com sua própria identidade construída a partir do conceito de Think Tank.
Objetivos do Estudo
- Verificar qual a percepção e definição tida dos “Think Tanks”;
- Levantar quais as ações realizadas, recursos humanos e financeiros tidos;
- Compreender os grandes desafios vividos e como poderiam ser suplantados;
- Entender se e como a pandemia influiu na vida dos Think Tanks;
- Obter como poderiam ser alavancados para que se fortaleçam e proliferem.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Tópicos
- Definindo Think Tanks
- Percepção dos Think Tanks pesquisados
- Recursos humanos dos Think Tanks
- Recursos financeiros dos Think Tanks
- Políticas Públicas e Think Tanks
- Efeitos da pandemia
- Necessidades e Desafios
- Alavancando Think Tanks
- Construindo Trilhas