O Método Delphi
Alguns Pontos Importantes Sobre o Método Delphi
Oriana White
O método Delphi, assim denominado em função do Oráculo de Delphus, foi desenvolvido inicialmente nos Estados Unidos pela Rand Corporation e depois pela Douglas Aircraft Company na década de 50. Embora pensado sob a ótica militar, foi se desenvolvendo como um método previsional altamente eficiente em diferentes áreas. Foi assumido como uma das ferramentas mais importantes na gestão empresarial para tomada de decisões estratégicas em questões complexas e de difícil consenso.
O que nele o torna tão poderoso? A característica peculiar do método Delphi é o fato de confrontar a opinião de um grupo de especialistas de forma rigorosamente separada e anônima, buscando amalgamar as narrativas, obtendo previsões com base na convergência das opiniões sobre os fenômenos em estudo.
Deve-se ressaltar que chegar a um claro consenso não é tarefa fácil e que muito vai depender de como os instrumentos de coleta são desenvolvidos, quem escolher como panelista e, por fim,como a análise será amalgamada.
Existem inúmeras variantes de Delphi. Embora seja considerada uma técnica qualitativa, nem sempre suas etapas o são de forma categórica, isto dependendo do número de participantes da amostra e do nível quantificável de suas questões.
A formatação que utilizamos no estudo Os Think Tank do Brasil: percepção, necessidades e desafios foi desenvolvida pelo S3.Studium, do sociólogo italiano Domenico de Masi.
Segundo ele:
Para previsões de médio prazo, a serem elaboradas com certa velocidade, a metodologia “Delphi” (que usamos em mais de 50 estudos) é particularmente útil. Na prática, as ferramentas de pesquisa consistem em um questionário aberto ou entrevistas em profundidade que se sucedem com cerca de um mês de intervalo. A primeira levanta o maior número de previsões; a segunda identifica, entre todas as previsões coletadas, aquelas compartilhadas pelo maior número de especialistas. Uma das características do método adotado é que cada especialista, até o final da pesquisa, não conhece a identidade de todos os demais. Isso permite evitar preconceitos e conformismos.
No estudo realizado por Thinkers-Brasil foram conduzidas 13 entrevistas em profundidade com especialistas de ThinkTanks que atuam em diferentes áreas. Foi utilizada a plataforma Google Meet, cada encontro tendo tido a duração de aproximadamente 40 minutos. Posteriormente, os resultados obtidos foram apresentados aos entrevistados, sendo disponibilizados em um questionário estruturado para levantar as principais trilhas estratégicas de ação. Por fim, fechando este processo de investigação, foi realizado no dia 5 de Maio de 2022 evento online para divulgação dos resultados, compartilhando e disseminando as informações deste estudo à sociedade.