Estudo de Boas Práticas Empresariais na Amazônia
Qual o papel do setor privado nos dias de hoje para a Amazônia?
Essa foi a principal pergunta que norteou a realização desse estudo e pautou as pesquisas e diálogos com as empresas e especialistas entrevistados nos últimos meses.
Gerar valor compartilhado, contribuir para o desenvolvimento local, valorizar a floresta em pé e seus ativos, promover a bioeconomia, apoiar e fortalecer políticas públicas que valorizem a região.
Não existe uma única resposta. Mas todos apontam para uma mesma direção: nos próximos anos, as empresas deverão ter um papel protagonista para a construção de um novo modelo de desenvolvimento que será o grande diferencial do Brasil na economia global.
Isso inclui tanto empresas que operam diretamente na Amazônia, as que não estão localizadas na Amazônia, mas compram produtos ou insumos locais, e até mesmo aquelas que não possuem qualquer relação com a região, mas passarão a operar para atingir metas ESG ou para contribuir com a redução de emissões de carbono no Brasil.
O propósito deste estudo é apontar caminhos e oportunidades para um maior engajamento do setor privado na incorporação de práticas que contribuam para a conservação de florestas e desenvolvimento sustentável na região. As soluções exemplificadas são aplicáveis para diferentes contextos de atuação.
Estudo idealizado pelo CEBDS: clique aqui
Consultoria: Idesam
Autores: Mariana Buoro | Mariana Pavan | Mariano Cenamo
Fonte: idesam.org