O Que os Policiais Pensam Sobre os Acontecimentos de 8 de Janeiro
A invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro é um marco para segurança pública.
As responsabilidades ainda estão sendo apuradas e alguns dos invasores estão sendo processados, mas ainda resta identificar quem financiou as ações e quem organizou as invasões.
Além disso, é importante saber a opinião dos demais profissionais de segurança pública sobre os acontecimentos de 8 de janeiro.
Nesse intuito, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizou na semana passada uma sondagem junto aos profissionais de segurança pública de todo o país para saber suas opiniões sobre os acontecimentos.
A sondagem ouviu policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais entre os dias 24 e 27 de janeiro, às vésperas do fim da intervenção decretada pelo Governo Federal na segurança do Distrito Federal.
Para isso, um formulário eletrônico foi desenvolvido e, após a realização de um pré-teste inicial, os questionários foram inicialmente enviados para uma base cadastral de cerca de 6.351 endereços eletrônicos exclusivos de profissionais da segurança pública construída desde 2008, representativos de todas as forças de segurança do país.
A sondagem mostrou que 75,7% dos profissionais ouvidos concordaram total ou parcialmente que houve falha de planejamento do policiamento da Praça dos Três Poderes no dia 8/01. Outros 51,2% dos entrevistados afirmaram que a conduta da PMDF foi correta e o problema foi exclusivamente do comando político.
Leia o material completo sobre a pesquisa.
Autores: Betina Barros, Isabela Sobral e Arthur Trindade M. Costa
Fonte: fontesegura.forumseguranca.org.br