Quais os Tipos de Think Tanks?
Existem várias formas de classificar Think Tanks, mas usamos essa categorização.
Think Tanks ligados a Universidades
Como a FGV, o Instituto de Estudos Avançados da USP, que agregam professores de todas as áreas da Universidade, para fazerem propostas de políticas públicas considerando todos os problemas de implantação, administrativos, logística, finanças etc. Neste caso, os professores ficam normalmente liberados de darem aulas e concentram-se somente em pesquisas.
Think Tanks ligados a algum grupo de Interesse
Como por exemplo, o Instituto Millenium que pesquisa e divulga a causa liberal ou a Fundação Perseu Abramo ligada ao PT. Embora Think Tanks devam ser ideologicamente independentes, contanto que ambos sigam os princípios de propostas baseadas em evidências, Thinkers-Brasil considera-os mais do que válidos. É salutar que os liberais e a esquerda apresentem propostas em fundamentadas.
Think Tanks ligados a Governos
Como o Ipea que é um Think Tank de Economia, que assessora o governo em análises baseadas em evidência.
Think Tanks Independentes
Seria o Think Tank ideal, independente de necessidades de recursos, multidisciplinar, apolítico. Por exemplo, a Fundação Ford nasceu com uma fonte perene de recursos, inicialmente poderia ter sido mais à direita, mas hoje ela é apolítica, seu objetivo é apresentar propostas viáveis e não ideológicas.
Think Tanks Com Fins Lucrativos
Dependentes de doações, muitos think tanks começaram a aceitar fazer pesquisas pagas dentro de suas áreas. Muitos são um misto, parte sem fins lucrativos e outra parte com fins lucrativos.